NÃO PEÇA "CAFÉ DA MANHÃ" EM ANGOLA


Olá galera! Tudo fixe com vocês? Sei que o blog está parado, mas estou trabalhando, para trazer muita informação e dicas sobre a cultura africana, e angolana em particular. Ontem parei aqui em casa e fiz uma lista sobre inúmeros assuntos que estarei escrevendo aqui para vocês.
E hoje, eu quero fazer-lhes uma alerta: não peçam café da manhã em Angola. Isto mesmo! Sei que aqui no Brasil é comum as pessoas falarem  café da manhã para se referirem a primeira refeição consumida pela manhã, ou ao começar o dia. Mas em Angola, a história é bem diferente. Se lá fores, e quiseres pedir ou se referir a esta refeição primeira do dia, seja em alguma casa, hotel ou restaurante, você deve usar a palavra Mata-Bicho. Rsrsrs...sério! Não estou brincando. Esta é a palavra correta em Angola.

Mata-bicho quer dizer café da manhã, ou o desjejum como também é conhecido aqui no Brasil, por exemplo. Mas no geral, o povo no meu país usa apenas o termo mata-bicho quando o assunto é desjejum. E o que pode acontecer se você usar a palavra desjejum ou café da manhã? Se for no centro da capital de Angola, aonde a maioria dos estabelecimentos comerciais estão já habituados a atender estrangeiros, é bem provável que eles lhe compreendam já de primeira. Mas se for nos outros bairros e interiores, para desjejum creio que ninguém vai lhe compreender. Porque esta palavra lá está mais associada com o ato de jejuar como praticas religiosas e etc. E se usares café da manhã, lhe darão de certeza, apenas uma chávena (xícara) de café e nada mais.

Me diz: se eu for para um restaurante aqui no Brasil e dizer: "Por favor, dê-me um mata-bicho"- o que achas que vai acontecer ou me darão?

Abraços e espero que esta informação lhe seja útil.

Na TPA (Televisão Pública de Angola), há até um programa com este nome. Confira: 



2 comentários:

Siga o blog no Instagram