COMO TIRAR O VISTO E VIAJAR PARA ANGOLA?


Como angolano, posso dizer que conhecer Angola é uma das melhores experiências que qualquer estrangeiro pode experimentar na vida! Mas a questão é , como viajar para Angola? Bem, quando damos uma olhada na net, infelizmente não há muita informação a respeito. E quando aparece,  elas estão desencontradas!
Por isso, se pretendes viajar para Angola sem nenhum constrangimento, aqui vão as dicas: 

ANTES DE VIAJAR... 

Primeiro, você tem que entender que, para que essa viagem seja possível, você precisa ter: 

1. Passaporte válido. Com validade de até 6 meses

2. Certificado Internacional de Vacinação da Febre Amarela válido

3. Reserva de hotel válida ou informação de residência válida



Qual visto pegar? Bem existem vários vistos que possibilitam alguém viajar para Angola. Mas como a maioria dos que vão para lá  viajam à turismo, quero passar aqui dicas para quem pretende ir à Angola como turista e poder ficar por lá uns 30 a 90 dias. Beleza? 

Ah, aqui você encontra outros tipos de visto: https://consuladoangolarj.org/visto/

UMA NOVIDADE 

O novo presidente de Angola, João Lourenço, assinou um decreto que facilitou demais a vida de quem pretende ir para Angola à turismo. Esse decreto presidencial, acabou com muita burocracia, e facilitou muito as coisas. E o melhor de tudo: você pode solicitar o seu visto pela internet em sua casa! Não há mais necessidade de ir para o consulado de Angola no Rio de Janeiro ou em São Paulo, tal como funciona antigamente. Leia o decreto aqui : https://www.adca-angola.com/publicacoes/isencao-e-simplificacao-de-visto-de-turismo/532/

Aqui estão os passos para solicitar o visto de turismo pela internet: 

1. Entre no site do Serviço de Migração e Estrangeiros de Angolahttp://www.smevisa.gov.ao

2. Digitalize todos estes documentos:

· Passaporte;

. Uma foto 3x4 com fundo branco (foto atual);

· Cartão de vacina internacional com a vacina de febre amarela tomada.;

· Reserva de passagem (faça reserva na TAAG ou numa agencia de viagem. Você pode também digitalizar a passagem, caso já tiver comprado ela. Lembrando que essa reserva ou passagem tem que ser de ida e volta;

· Reserva de hospedagem ou comprovar residência. Você pode fazer também uma reserva de hotel;

· Comprovativo financeiro. Aqui você pode utilizar extrato bancário, desde que seja equivalente a 200 dólares norte americanos por cada dia de permanência em Angola. Você pode usar qualquer outra comprovação financeira, pois, o que eles exigem é que você apenas prove que tens capacidade de se sustentar durante os dias que estiveres em Angola. 

Pronto! Com todos estes documentos devidamente digitalizados, você deverá enviar eles no site que mencionei acima.  Os arquivos devem ser enviado pelo site do SME no formato JPEG. Veja as instruções:
Instruções de Carregamento dos Ficheiros:
Foto :Format JPEG
Largura: 381 a 571 píxeis.
Altura: 496 a 744 píxeis.
Tamanho máximo: 200 kb.
Imagem do Passaporte:Format - JPEG
Tamanho máximo: 70 kb.
Documentos de apoio:Format - TIFF/JPEG
Tamanho máximo dum JPEG: 70 kb. Tamanho máximo dum TIFF: 10240 kb (10 Mb).
Após finalizar este processo, receberás um e-mail (olhe na sua caixa de SPAM), dizendo que tudo será analisado, e que em 7 dias, o SME te enviará um pré-visto.  Quando você receber o pré-visto, que normalmente chega em até 3 ou 4 dias, graças ao novo decreto presidencial, você deve imprimir ele e guardar. Certo? 

NO AEROPORTO, DIA DA VIAGEM... 

Ok, depois que enviaste os documentos, e já recebeste o seu pré-visto, agora é hora de partir.! Lembra-te: o seu visto de turista começa a contar a partir do momento que você recebe o seu pré-visto. Certo? Nesse dia da viagem, você precisa estar no aeroporto com o seu Passaporte, Certificado Internacional de Vacinação da Febre Amarela, e o essencial: o pré-visto que você imprimiu

Na hora do check-in, deves apresentar todos eles. Deves mostrar que tens o pré-visto para embarcares para Angola. 

CHEGANDO EM ANGOLA 

Assim que chegares em Angola, mantenha a calma. Porque se você ficar eufórico ou com cara de preocupado, poderás ir pra cadeia (kkk)! Mas sobre isso, falarei num outro post. Bem, quando chegares no aeroporto, fique calmo, como já disse. Lá, o pessoal do SME, vai te levar para uma sala especial, e lá, você apresentará os documentos que mencionei acima. Preste atenção: só que desta vez, você vai apresentar estes documentos, e deverás pagar 150 dólares. E em seguida, se tudo estiver certo, eles vão EMITIR O VISTO DE TURISTA que agora vai substituir aquele pré-visto que você imprimiu em casa. Certo? Ou seja, ao saíres do aeroporto lá em Angola, você já terá em mãos o seu visto no passaporte com duração de 30 dias com direito de prorrogação. 

CUIDADOS A SE TER: 

1) Quanto aos 150 dólares para o pagamento do visto lá no aeroporto em Angola, é bom que você leve já esse valor trocado, ao invés de levar  200 dólares para querer receber troco. Porque você pode perder muito desse valor no câmbio e não conseguir nem sequer pagar o visto. 2). Normalmente, o pessoal do SME, pedem para o turista fazer o câmbio dos valores do estrangeiro com eles dentro do aeroporto. Se isso ocorrer, lembre, eles não são cambistas, então, não aceite. Pague apenas os 150 dólares do visto e caia fora! 3). Lembra daqueles documentos que você digitalizou e mandou pelo site do SME? Faça uma cópia deles e leve com sigo. Porque se der problema, você poderá apresentá-los como comprovação do que você enviou pelo site. 

Estas são as dicas. Espero ter ajudado e farei outros posts nos próximos dias sobre mais dicas de como se portar em Angola e etc. 

Para maiores informações acesse:
Consulado de Angola no Rio de Janeiro : https://consuladoangolarj.org/
Consulado de Angola em São Paulo : http://consuladogeraldeangolasp.net/
SME Serviço de Migração e Estrangeiros : https://www.sme-angola.com/
TAAG (linhas aéreas de Angola: https://www.taag.com.br/






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga o blog no Instagram